Um esporte que é a cara do verão. Esse é o windsurf, modalidade de esporte olímpico à vela que nasceu no início do século XIX. Ainda que pareça calminho, pode ser tão radical quanto o surf!
Neste conteúdo, vamos lhe explicar o que é windsurf, as suas origens e mostraremos alguns locais onde pode praticar o esporte aqui no Brasil.
O nome do esporte vem das palavras em inglês wind (vento) e surf (surfe). Também conhecido como prancha a vela, esta é uma prática que demanda o peso do corpo do próprio atleta, além de muito equilíbrio para direcionar a prancha. E, claro, a força do vento!
Engana-se quem pensa que, para praticá-lo, é só subir no ring e sair velejando! Além dos equipamentos e roupas adequados, é preciso também de orientações para direcionar a prancha. Vamos explicar melhor!
O que é windsurf e como nasceu o esporte?
O windsurf nasceu na Europa, no ano de 1906, a partir da mistura do surf com os barcos a vela. Porém, dá para traçar uma linha do tempo mais recente, quando os primeiros protótipos começaram a ser criados:
- 1960: primeiro protótipo criado por Newman e Naomi Darby, mas sem patente (nem sucesso);
- 1968: confecção de uma prancha com vela por Jim Drake e Hoyle Schweitzer, unindo surf e navegação. Esse, sim, foi patenteado e, então, batizado de windsurf;
- 1984: o esporte entrou para os Jogos Olímpicos entre as classes de vela.
No Brasil, quando descobrimos o que era windsurf, houve um boom na década de 1980 graças à abertura da novela Água Viva, que mostrava pranchas atravessando o oceano.
Equipamentos usados no windsurf
Mais do que saber o que é windsurf, é preciso conhecer os principais equipamentos utilizados neste esporte. É sobre isso que explicaremos a seguir!
Prancha
Classificadas conforme largura, volume e tipo de modalidade, a prancha de windsurf é a parte que faz a interface entre o atleta e a água.
Retranca
Esta é a barra horizontal que fica entre a prancha e a vela para que o velejador direcione o equipamento.
Mastro
É a estrutura que monta e dá forma à vela.
Vela
Parte do equipamento que captura o vento e, assim, desloca a prancha. Possui tamanhos diversos, desde três a 12,5 metros, conforme a modalidade.
Abaixo estão outros equipamentos do windsurf:
- Pé de mastro.
- Quilha;
- Patilhão;
- Alça;
- Trapézios;
- Arnês;
- Extensor.
Como é a classificação do windsurf?
Atualmente, a Federação Internacional de Vela (World Sailing) reconhece 14 classes de windsurf. As principais categorias são:
- Freestyle: a mais conhecida, na qual o looping consiste no aproveitamento da onda para se lançar, como se fosse um trampolim, para depois dar a cambalhota em 360º. Entre os esportistas brasileiros de destaque, temos Ricardo Campello e Brownzinho;
- Onda (wave): disputada nas ondas com manobras e saltos. Um dos principais campeões brasileiros é Kauli Seadi;
- Super X: regata com boias na qual os velejadores devem saltar por cima, de forma que vence quem chegar primeiro à linha final;
- Fórmula: a mais técnica das categorias, é praticada em pranchas volumosas de velas maiores. Entre os principais competidores brasileiros, estão Mathias Pinheiro, Paulo Dos Reis e Wilhelm Schurmann.
Nas Olimpíadas de 2024, será incluída a categoria IQFOiL.
Principais manobras de windsurf
De modo geral, o atleta precisa usar o peso do corpo tanto para direcionar a prancha quanto manter o equilíbrio. Além disso, é preciso vento para mover a vela. Para controlar a direção, ele deve segurar na retranca.
As principais manobras do windsurf são:
- Batida: o velejador é jogado de volta à base da onda pela crista;
- Batida 360º: a prancha se desgarra da onda, gira no ar e volta ao mesmo sentido;
- Front looping: o velejador vai de encontro com a onda, se projeta no ar, dá um giro de 360º;
- Bordo: curva contra o vento;
- Jibe: curva a favor do vento.
Ainda são praticadas outras manobras, um pouco mais radicais, como aero jibe, laydown jibe e jump jibe.
Como se vê, trata-se de um esporte completo por envolver praticamente toda a musculatura corporal. Ainda, possibilita exercitar a precisão dos movimentos. Para praticá-lo, além de conhecer bem o que é windsurf, é necessário entender sobre ventos e correntes marítimas.
Cuidados para praticar o windsurf
Primeiramente, antes de se lançar na água, é preciso buscar a orientação de uma escola especializada. Ademais, pessoas que vão começar no esporte devem usar coletes para protegê-las em eventuais quedas na água.
Outro cuidado importante é com a temperatura, uma vez que água fria demanda roupa de borracha para manter o velejador ou velejadora aquecido (a). Também deve-se evitar afastar-se muito da costa, sempre avisar alguém que está saindo para o mar e jamais subestimar o vento e as ondas.
Onde praticar windsurf no Brasil?
Alguns locais se destacam para a prática do windsurf no Brasil. Entre as cidades com mares, lagoas e ventos favoráveis, temos:
- Jericoacoara;
- Vitória;
- Búzios;
- São Miguel do Gostoso;
- Ilhabela;
- Florianópolis;
- Fortaleza;
- Lagoa dos Ingleses;
- Salvador.
E aí, agora que já sabe o que é windsurf, vai arriscar umas manobras? Claro que sempre com supervisão e orientação de instrutores especializados. Também, mantendo os cuidados e o respeito à força do vento e das ondas!
Veja também: O que é canoagem slalom?