Conecte-se conosco

Surf

O que é wakeboard? Adrenalina, emoção e diversão

Esta é uma variação do surf que não precisa de onda para ser praticado. Este esporte aquático é praticado com uma prancha menor e precisa …

Publicado

em

O que é wakeboard? Adrenalina, emoção e diversão

Apesar de o Brasil estar entre os países com maior extensão litorânea do mundo, esportes aquáticos nunca foram uma tendência muito forte por aqui. Isso com exceção do surf, é claro, onde acumulamos um invejável número de medalhas em competições internacionais.

A Confederação Brasileira de Surf (CBS) foi fundada somente em 1987, na época recebendo o nome de Associação Brasileira de Surf Amador (Abrasa). Mesmo com seu reconhecimento internacional, a organização ainda é pequena perante as de outros esportes.

Os motivos para isso variam, estando os mais comuns associados com a falta de investimento público em esportes aquáticos. Apesar disso, atletas e entusiastas de esportes continuam a encontrar maneiras de desenvolver suas práticas em águas brasileiras.

Neste contexto, variantes como stand up paddle e wakeboard ainda navegam em mares amadores por aqui, o que não quer dizer que não existam praticantes profissionais destas modalidades.

Vamos explicar, neste artigo, o que é wakeboard, sua origem e algumas dicas para quem deseja praticá-lo. Boa leitura!

O que é wakeboard?

O wakeboard é um esporte aquático internacionalmente reconhecido e praticado em qualquer corpo d’ água grande o suficiente para abrigar suas atividades. Ele utiliza uma prancha do tipo snowboard puxada por uma lancha ou algum sistema de cabos (os cable parks).

Durante os primeiros anos da sua invenção, o wakeboard era praticado com uma prancha de surf, esporte do qual herdou algumas características. Nesse contexto, ele oferecia uma alternativa para surfistas em dias de poucas ondas, o que ajudou em sua popularização.

Com o passar do tempo, a prática do wakeboard foi se aperfeiçoando, com a invenção de instrumentos mais adequados e o refinamento das regras. A prancha obteve um formato que permitia maior velocidade, aprimoramento das manobras e segurança ao atleta.

Por ser um esporte relativamente recente, a história do wakeboard ainda é bastante viva. Aos poucos novos espaços estão sendo conquistados pelos atletas, possibilitando maiores incentivos públicos, reconhecimento internacional e popularização da prática.

Conheça a história do wakeboard no Brasil

Quando falamos sobre esportes aquáticos, um dos mais conhecidos é o wakeboard. Atualmente ele possui representatividade na forma da Confederação Brasileira de Esqui Aquático e Wakeboard (CBEAW), a qual organiza competições e eventos.

O wakeboard chegou ao Brasil em 1990, mais de uma década após a sua invenção nos Estados Unidos da América. A oficialização da prática demorou ainda mais, vindo só em 1997, com a fundação da CBEAW (na época chamada de Associação Brasileira de Wakeboard, ABW).

A partir daí, desenvolveu-se um circuito nacional, onde atletas que praticam o esporte disputam entre si. A competição conta com diversas etapas, realizadas em corpos de água de todo o Brasil, especialmente no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Ceará.

Além de competições nacionais, atletas brasileiros disputam eventos nos mais diversos lugares do mundo, com o apoio da CBEAW. Em 2022, por exemplo, foram realizadas grandes competições na Itália, Estados Unidos, Paraguai e Tailândia.

Como o wakeboard é praticado?

Como dito anteriormente, o wakeboard pode ser praticado em qualquer corpo d’ água grande o suficiente, sendo predominante lugares onde não exista a presença de banhistas. Essa precaução serve para garantir a segurança de todos os envolvidos.

Para quem não sabe o que é wakeboard, este é um esporte de velocidade, o que significa que obstáculos (como pedras) podem causar acidentes potencialmente fatais. Águas mais profundas e onde a ocorrência de ventos fortes seja escassa oferecem condições ideais para a atividade.

Mares, lagos e represas são alguns dos lugares onde o wakeboard pode ser praticado. Para aqueles menos experientes e/ou que ainda estejam aprendendo sobre o esporte, o mais recomendado é treinar em águas controladas e sob constante supervisão de instrutores.

Quanto aos equipamentos, o esporte requer uma prancha específica (que respeite as medidas do atleta), uma corda, colete salva-vidas e uma embarcação motorizada. Todos esses instrumentos devem estar de acordo com especificações e medidas pré-estabelecidas.

Como aprender a praticar o wakeboard?

Se depois de conhecer o que é wakeboard despertou em você a vontade de experimentar este esporte, antes de qualquer coisa, é necessário dizer que, assim como outras modalidades aquáticas, ele oferece perigos. Corpos de água são imprevisíveis, o que requer segurança redobrada por parte de todos aqueles que decidam realizar atividades, esportivas ou não.

Levando isso em conta, existem escolas e cursos que ensinam atletas a praticar o wakeboard de maneira segura e responsável. Nelas, se aprenderá o básico sobre o esporte e as melhores maneiras de realizá-lo, sempre com foco na segurança do praticante.

Durante a prática, o atleta (às vezes chamado de “esquiador”) agarra uma corda, com o auxílio de um manete, a qual estará presa a uma lancha. Com os pés fixados na prancha por meio de uma bota especial, ele será puxado pela embarcação motorizada.

O wakeboard é praticado com pelo menos três pessoas: uma delas será o atleta na prancha, o segundo será o piloto da embarcação e o terceiro ficará responsável por manter contato visual constante com o esquiador, prestando atenção em sua segurança durante o trajeto.

Para finalizar, é válido dizer que o wakeboard não é um esporte especialmente mais perigoso do que nenhum outro. O cuidado com a segurança do atleta é imprescindível, mas isso é verdade em qualquer esporte. A prática ainda é bastante nova e só tende a crescer!

Depois de ler acima o que é wakeboard, queremos convidá-lo a ver também detalhes sobre o flyboard e canoagem slalom.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

DESTAQUES