Você sabia que a canoa é o meio de transporte aquático mais antigo do mundo? Embora informações sejam escassas, sua invenção data de pelo menos 6 mil anos atrás, sendo usada por esquimós e outros povos indígenas norte-americanos para travessia de rios e lagos.
Apesar disso, a canoa demorou algum tempo para ser usada nos esportes…
As primeiras Olimpíadas modernas foram realizadas em 1896, mas a canoagem só entrou como modalidade na competição em 1936, depois de quarenta anos.
Com uma trajetória tão rica, tanto do ponto de vista histórico quanto esportivo, é natural que exista muito a ser aprendido sobre as canoas e a canoagem em si. Por causa disso, vamos explicar a você o que é canoagem slalom, uma modalidade esportiva com características próprias.
Quais são os tipos de canoagem?
Quando falamos da canoagem como esporte, podemos dividi-la em modalidades. O que todas possuem em comum é o fato de serem praticadas em uma canoa ou caiaque, nomes dados às pequenas embarcações usadas para transportar um número reduzido de pessoas.
Dentre as diversas modalidades da canoagem como esporte, as principais são:
- Caiaque-Pólo;
- Canoagem oceânica;
- Freestyle;
- Maratonas;
- Canoagem slalom;
- Canoagem velocidade.
As duas últimas ganham mais destaque, já que estão nos Jogos Olímpicos.
As principais diferenças entre os tipos são as águas nas quais são praticadas, considerando, entre outras coisas, comprimento, profundidade e velocidade. Também existem discrepâncias no tipo das embarcações, que variam em tamanho e outras características.
História da canoagem slalom em competições
Entre as duas modalidades presentes nas Olimpíadas, a canoagem slalom é a mais recente. Enquanto a de Velocidade é parte da competição desde 1936, a sua modalidade-irmã só foi incluída nos Jogos Olímpicos de 1972, realizados na Alemanha.
Apesar dos eventos relativamente recentes, a canoagem como esporte existe pelo menos desde 1840. A popularização da modalidade veio alguns anos depois, em 1877. Tudo isso foi solidificado em 1924, com a formação da Federação Internacional de Canoagem (ICF).
O nascimento exato da modalidade slalom data de 1932, inspirada na canoagem velocidade e nas provas de descida de esqui. A ICF organizou a primeira competição em 1949, na Suíça, algumas décadas antes da sua entrada formal nas Olimpíadas.
É interessante também ressaltar que a canoagem existe também como uma modalidade paralímpica, praticada por atletas que são PcD (Pessoa com Deficiência). Isso acontece desde 2016, quando o esporte passou a ingressar no quadro de competições.
Como é praticada a canoagem slalom?
Agora que você já sabe um pouco sobre os contextos históricos da modalidade, é hora de detalhar oque é canoagem slalom. Apesar das semelhanças que compartilha com as outras categorias, ela é consideravelmente diferente.
A principal característica que a diferencia é a canoa. Nessa modalidade, as embarcações são menores e mais leves, mas feitas de materiais bem mais resistentes aos impactos causados pela força das águas.
Esse elemento das canoas usadas para a canoagem slalom vai ao encontro da prática do esporte, o qual é realizado em corredeiras naturais ou artificiais com regras próprias, sempre focadas na segurança dos competidores.
Principais diferenças entre a canoagem slalom e a de velocidade
Uma boa maneira de compreender como a canoagem slalom funciona é colocá-la em comparação com a sua modalidade-irmã. De cara, pode-se destacar o tipo das águas, com a de velocidade sendo conhecida também como “canoagem de águas calmas”.
Naturalmente, isso significa que a canoagem slalom é realizada em águas mais turbulentas. O esporte é feito em percursos de aproximadamente 350m, com o foco em ultrapassar as dificuldades das corredeiras utilizando manobras específicas aprendidas pelos atletas.
Em ambas as modalidades, o esporte é praticado de maneira individual ou em dupla. No caso da slalom, as três categorias presentes nas Olimpíadas são K-1, C-1 e C-2. As duas primeiras são individuais, enquanto a última conta com duas pessoas.
Curiosidades sobre a canoagem slalom
Nas Olimpíadas, os atletas precisam passar por pontos previamente demarcados durante o percurso. Não cumprir essa regra acarreta em penalidade, interferindo no tempo final dos atletas. Ganha quem tiver o menor tempo.
No Brasil, a canoagem slalom existe desde 1943, trazida pelo atleta alemão José Wingen. Como é de esperar, a Alemanha domina o quadro de medalhas olímpicas, ficando em primeiro lugar. O nosso país aparece em trigésimo primeiro, com quatro vitórias.
Nas Paralimpíadas de Tóquio, o atleta brasileiro Fernando Rufino conquistou a primeira medalha de ouro do Brasil na história da competição. A vitória teve impacto considerável no esporte, sendo responsável por apresentá-lo a um grande grupo de espectadores.
Apesar da história da canoagem slalom estar muito ligada com a do esporte como um todo e, especialmente com os Jogos Olímpicos, ela existe em um contexto muito mais amplo, com dezenas de competições menores sendo realizadas todos os anos ao redor do mundo.
Descubra aqui algumas dicas de como andar de caiaque com segurança!