O surf é o esporte aquático mais popular no Brasil. Segundo dados recentes da organização IBOPE Repucom, o país já agrega mais de 45 milhões de fãs da modalidade, um número bastante respeitável. E a expectativa é que o amor pela prática continue a crescer.
Boa parte do gosto pelo surf se deve à boa representatividade que o nosso país carrega em importantes competições internacionais. Atletas como Gabriel Medina, Adriano Souza e Ítalo Ferreira trouxeram para casa troféus importantes, isso só em anos recentes.
O que poucas pessoas sabem é que o surf é também o responsável pela invenção de outros esportes aquáticos, os quais não têm um reconhecimento tão grande. Entre eles, pode-se destacar o wakeboard e o stand up paddle, também conhecido como SUP.
Neste artigo vamos explicar o que é stand up paddle e apresentar diversas informações relevantes sobre este esporte que pode ser praticado no mar, nos rios, lagos, lagoas e represas de todo o país.
Entenda o que é stand up paddle
Como citado anteriormente, o stand up paddle (também conhecido simplesmente pela sigla de “SUP”) é um esporte derivado do surf. Ele já foi chamado durante algum tempo de “Beach Boy Surf”, “stand up boarding” e ainda é comumente referido como “remo em pé” (REP).
Boa parte das regras que envolvem a prática do stand up paddle foram herdadas do surf, incluindo o uso de uma prancha. Além dela, usa-se também um remo (o “paddle” que dá nome ao esporte). Fechando o seu título, naturalmente o atleta o pratica de pé (“stand up”).
O stand up paddle é dividido em diferentes categorias, mas em todas elas o esporte consiste em ficar de pé em cima de uma prancha e utilizar um remo para atravessar pequenas distâncias. A atividade é frequentemente praticada no mar, mas pode ser feita em rios e lagos.
Assim como outras práticas esportivas, o stand up paddle não existe exclusivamente como competição. Tanto quanto “vencer”, o esporte prega um estilo de vida saudável, com a prática de atividades físicas, contato com a natureza e foco na segurança dos atletas.
Por último, é muito importante ter um bom treinamento antes de começar a praticar o esporte. Coletes salva-vidas e leash (nome dado a corda que prende o tornozelo do atleta à prancha) também são instrumentos obrigatórios para a prática segura do stand up paddle.
Ainda não decidiu em que local para passar as férias e praticar stand up paddle? Então conheça a Welhome, um site onde você encontra casas de temporada na praia exclusivas, com uma curadoria especializada e suporte premium.
Conheça a história do stand up paddle no Brasil
O stand up paddle tem origem no Havaí, nos Estados Unidos da América. A sua invenção como esporte pode ser datada de 1960, popularizada pelos praticantes do surf. Curiosamente, apesar do esporte-irmão ser considerado mais antigo, o stand up paddle tecnicamente surgiu antes!
Nos primórdios da prática do surf, o esporte era comumente ensinado com o auxílio de remos e com o atleta de pé, como o stand up paddle é feito. Embora esse jeito de ensinar tenha se tornado defasado com o tempo, ele deixou heranças valiosas.
No Brasil, a prática só começou a ser popularizada no começo dos anos 2000, trazida por surfistas brasileiros que competiam internacionalmente. A ideia era que o esporte servisse como alternativa ao surf tradicional, utilizado quando o mar não estava em boas condições.
Embora a popularização do stand up paddle tenha começado nas praias de São Paulo e do Rio de Janeiro, o esporte rapidamente se expandiu para outras regiões do Brasil. As diferentes modalidades atraem um grande número de atletas de todo o país.
Atualmente, o Campeonato Brasileiro de Stand Up Paddle é organizado pela Confederação Brasileira de Stand Up Paddle (CBSUP). É esta instituição também que auxilia atletas brasileiros durante competições internacionais realizadas ao redor do mundo.
Quais são as modalidades do stand up paddle?
Para que você compreenda completamente o que é stand up paddle, falaremos sobre as suas principais modalidades: race, wave, freestyle e rafting. Por conta da descentralização do esporte, algumas classificações também mencionam race técnico, race sprint, maratona, downwind, SUP de pesca e SUP polo como categorias.
A modalidade race tem algumas variações, mas no geral ela consiste em uma competição entre diversos atletas. O objetivo é atravessar todo o percurso remando e alcançar a linha de chegada antes dos demais participantes. O atleta que tiver o menor tempo, vence.
Na categoria wave, o foco são as manobras. Ela é a que mais se aproxima do surf tradicional, somente com a adição do remo. Por conta desse foco, a modalidade também recebe o nome de “stand up paddle surf” (ou SUP surf).
Freestyle é a categoria para a qual ainda não existem campeonatos, já que a ideia é a de fazer o máximo possível com as ferramentas ao dispor do atleta, sem a pressão que as competições causam. Nela, realiza-se manobras utilizando o remo e habilidades físicas.
Por fim, há o rafting. A modalidade é algumas vezes chamada de “River SUP” e o seu objetivo é descer as corredeiras em cima da prancha de stand up paddle. Por conta disso, o rafting é praticado em rios e cachoeiras. Assim como nas duas primeiras, existem competições.
Embora não seja tão popular quanto o surf, o stand up paddle faz parte da história do outro esporte, o que demonstra a sua importância. A sua acessibilidade, especialmente em um país com um território litorâneo tão grande quanto o Brasil, contribui muito para a sua prática.
Agora que você já conhece a história e compreende melhor o que é stand up paddle, que tal praticar um pouco em sua próxima ida à praia? Divirta-se!
Veja também:
O que é windsurf?
Como andar de caiaque?