Conecte-se conosco

Radicais

O que é flyboard? Faça manobras incríveis no ar

O esporte é uma invenção de um francês e usa o motor de um jet ski para flutuar sobre as águas em manobras incríveis. Sua origem é recente …

Publicado

em

O que é flyboard

Falar sobre esportes aquáticos imediatamente remete à imagem do surf. E por um bom motivo: ele é a atividade esportiva realizada em água mais popular no Brasil, com milhões de fãs e um número crescente de medalhas conquistadas em competições internacionais.

Entre as atividades menos conhecidas (mas não menos importantes), estão aquelas derivadas do surf, como o stand up paddle e o wakeboard. Elas se beneficiam um pouco da popularidade do esporte-irmão, aos poucos ganhando espaço em território nacional.

Talvez o esporte aquático mais recente, o flyboard ainda caminha a passos lentos em nosso país. Os motivos variam, mas isso não impede que a atividade continue a angariar adeptos.

Se preferir, navegue pelos temas:

Neste texto explicaremos o que é flyboard para que você conheça melhor esta modalidade e, quem sabe, se aventure em suas primeiras manobras na água.

Conheça a história do flyboard

Para que você compreenda melhor o que é flyboard temos que falar sobre a sua invenção. Criado pelo piloto francês Franky Zapata, em 2011, a prática recebe o nome do equipamento que permite a sua realização.

Antes de desenvolver o flyboard, Zapata atuava como piloto de jet skis e entusiasta de embarcações.

Os primeiros flyboards comerciais começaram a ser fabricados somente em 2013, chegando no Brasil um ano depois. A popularidade inicial da prática foi em grande parte influenciada pelo “hype” promovido por figuras públicas famosas, como o ator Leonardo DiCaprio.

Em pouco tempo, o esporte se tornou sinônimo de status, com vídeos da sua prática viralizando na internet. Esse fenômeno é fácil de ser compreendido, já que de cara o flyboard parece uma invenção inofensiva e extremamente divertida de ser realizada. 

A popularidade da prática do flyboard se manteve estável durante os anos seguintes. A primeira competição do esporte, por exemplo, veio ainda em 2012. Realizado em Doha, no Catar, o Campeonato Mundial Flyboard foi o pontapé para outros torneios internacionais.

Desde a sua invenção até hoje, muitas evoluções ocorreram na prática do flyboard. Elas incluem novas tecnologias (como o Flyboard Air, uma versão mais avançada) e a aparição massiva em mídias, como filmes, séries e reality shows.

Como o flyboard é praticado?

Aliado ao fato de que a prática do flyboard parece muito divertida, a ciência por trás do seu funcionamento é relativamente simples. Para que possa ser utilizado, é preciso possuir o aparelho que dá nome ao esporte e um veículo aquático motorizado, como o jet ski.

O flyboard como aparelho deve estar acoplado ao praticante e ao jet ski. A partir daí, e utilizando as turbinas da embarcação motorizada, é conseguida propulsão que permite que a pessoa fique estável no ar. De maneira simples, é como voar sob um corpo de água.

O piloto de um flyboard fica preso por ligações semelhantes àquelas de um wakeboard, com a mangueira conectada ao jet ski. A fim de evitar acidentes, diversas medidas de segurança são colocadas em prática, como a necessidade do uso de capacetes e coletes salva-vidas.

Entender o que é flyboard e praticá-lo de maneira casual não é difícil e não exige treinamentos. Apesar disso, é muito importante realizar a atividade na presença de instrutores e seguir todas as regras estabelecidas. Usado corretamente, o esporte não é perigoso.

Embora a tecnologia do flyboard seja muito parecida com aquela utilizada em um propulsor a jato, a invenção é diferente o suficiente para que uma patente tenha sido concedida à Zapata.  O custo da sua aquisição é alto, o que apresenta uma dificuldade à popularização do esporte.

Outras informações sobre o flyboard

O flyboard é considerado um esporte radical. As manobras com a “prancha voadora” podem ser realizadas acima da água (como é mais comum) ou debaixo dela. Em todos os casos, os movimentos são permitidos pela água pressurizada conectada ao motor do jet ski.

Quando praticado em um contexto de competição, o flyboard tem como foco a realização de manobras. Nesse caso, ganha quem fizer os movimentos acrobáticos mais difíceis e com o menor número de erros, de maneira similar a outros esportes já tradicionais.

Por ser uma invenção recente, o flyboard ainda não possui um órgão que rege as regras da sua prática ou das competições. Como consequência, cada evento possui suas próprias definições de como o esporte deve ser realizado dentro do contexto competitivo.

Embora não seja necessário treinamento para praticar o flyboard de maneira casual, realizar manobras requer cuidados. Menores de 16 anos não são permitidos e existe uma série de definições quanto ao peso e condições físicas de saúde daqueles que queiram praticar.

O Flyboard Air, invenção posterior de Franky Zapata, garantiu a ele um recorde no Guinness. Isso veio associado a uma nova fama viral e investimentos massivos na aprimoração da tecnologia. É esperado que novos avanços sejam feitos em melhorias nos próximos anos.

Por se tratar de uma invenção absurdamente recente, é certo que estamos apenas no começo da história do flyboard. Com avanços tecnológicos e maior popularização da prática, a tendência é que regras mais sólidas sejam desenvolvidas para essa prática esportiva.

Como foi possível ver, a resposta prática para quem pergunta o que é flyboard é uma prancha voadora que permite flutuar pelas águas com a ajuda do motor do jet ski.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

DESTAQUES